segunda-feira, 5 de maio de 2008

Cracóvia tem muita pinta!

Uma das 1000 igrejas

Main Square
Este fim de semana aproveitando o facto de ser fim de semana prolongado,eu a Cátia e o Pedro resolvemos ir a Cracóvia. A viagem foram 10h de comboio durante a noite que se passaram razoávelmente já que fomos num compartimento com camas e deu para dormirmos. Chegados a Cracóvia ás 06h30 da manhã fomos por as coisas ao hostel e depois passear,o problema é que além de serem 06h30 da manhã era feriado por isso normal que muita coisa estivesse fexada.
Parques da cidade
Assim aproveitámos para andar perdidos por Cracóvia,fartámo-nos de andar,fomos até ao rio,vimos montes de igrejas (Cracóvia tem igrejas que nunca mais acabam),
Wawel Castel
o Castelo e depois a Catedral que vimos mesmo á mitras sem pagar, típico dos tugas, já que nos colámos a um grupo de turistas (a fase de mitra não iria acabar aqui...).
Wawel Hill
Antes do jantar hora de fazer o check in no hostel (sim que as 6h30 da manhã não dava). Tenho a dizer que o hostel foi uma surpresa, adorei e aconselho a toda a gente que for a Cracóvia a ficar no Mosquito Hostel, abriu do dia 25 de Abril por isso tava tudo novinho,super limpo,as camas um espetáculo,mega barato e ainda com pequeno almoço incluido, espetáculo,assim até dá gosto!O pessoal do hostel ainda nos aconselhou uns restaurantes baratuxos e fomos a um ali perto onde comemos o melhor creme de cogumelos da minha vida,fiquei fã (pena não me lembrar do nome mas se ficarem naquele hostel eles aconselham esse de certeza). Infelizmente a noite foi curta,depois da passagem por um bar tavamos todos a morrer e acabámos por ir dormir.
Mosquito Hostel

O dia seguinte foi dia de ir visitar o campo de concentração de Auschwitz e Birkenau, esta foi uma das principais razões para ter ido a Cracóvia e apesar de não me ter desiludido não me chocou muito, realmente custa ver aquilo,ouvir o que ali se passou e pensar que foi só á 63 anos no entanto a quantidade de turistas tira um pouco a carga emocional que tudo aquilo possa ter. De qualquer forma é uma parte da história que deve ser vista e aconselho quem puder a visitar. "The ones who don't remember history are bound to live trough it again".
Entrada do campo de Auschwitz

Campo de concentração de Birkenau

Voltando a Cracóvia foi altura de mais um jantarzinho baratuxo (a cidade é fixe por isto,dá pa se comer mesmo bem e por muito pouco) e depois hora de procurar um barzinho, como até há bastantes bares entrámos num qualquer que não me lembro o nome onde a música até era aceitável,os shots de tequilla custavam menos de 1€ e o pessoal era porreiro,uns cotas ainda nos ofereceram 2 rodadas de shots e o barman depois de um beijinho repenicado nas bochechas gordinhas tb nós ofereceu 2 rodadas de tequilla (o coitado do homem nem sabia onde se meter de tão vermelho que tava). Por último uma passagem no CIEN Klub,uma das discos mais agitadas lá da zona,segundo nos disseram e realmente valeu a pena.


Wawel Castel visto da Torre da St.Mary's Basilica

Último dia altura de subir á torre da St. Mary's Basilica para uma vista espetacular sobre a cidade e onde desde á 600 anos para cá é tocada uma corneta a todas as horas para os 4 cantos do mundo em honra do vigia que morreu ao tocar a trompeta para avisar a cidade da invasão dos mongóis.
Town Hall Tower
Mais um passeio pelo castelo para ver a gruta do Dragão (que não passa de uma gruta normal) ,depois o bairro Judeu, mais umas igrejas e o mercado central, mais um jantar num restaurante muito típico e muito barato e depois são horas de voltar para Budapeste, mais 10h de viagem de comboio numa carruagem com mais 3 pessoa (total de 6 pessoas) mas que devido ao cançaso até se passou bem pois vim sempre a dormir. No final valeu muito a pena, adorei mesmo Cracóvia,a cidade pequena mas bonita, os restaurantes bons mas baratos, as pessoas simpáticas e um hostel 5 estrelas tornaram este fim de semana num espatáculo.

Cloth Hall

Sítios a visitar em Cracóvia:

  • Castelo
  • Catedral
  • St.Mary's Basilica
  • Town Hall Tower
  • Main Square
  • Cloth Hall
  • Kazimierz (bairro judeu)
  • Auschwitz e Bikernau
  • As dezenas de igrejas espalhadas pela cidade.

Main Square

Estátua em Main Square

P.S - Para não me chamarem de bimba o nome do post tem a ver com o facto de que na Polónia as letras têm pintas (em vez dos acentos),tipo o Z,o A, o N têm pinta,daí a "piada" que Cracóvia tem muita pinta.

6 comentários:

David disse...

Boa tarde! gostava que me desses uma informação se souberes, qual o preço dos bilhetes de comboio de cracovia para budapeste? são mais caros nessas carruagens com camas? fazem a viagem durante a noite? obrigado.

boas fotos

David disse...

Boa tarde! gostava que me desses uma informação se souberes, qual o preço dos bilhetes de comboio de cracovia para budapeste? são mais caros nessas carruagens com camas? fazem a viagem durante a noite? obrigado.

boas fotos

Catxi disse...

o bilhete de comboio custou cerca de 80€ na carruagem com camas, fomos de noite e chegámos lá de manhã cedo. Penso que comprámos os bilhetes em Nyugati por isso o mais fácil é ires lá informar-te.
espero que gostes.

Unknown disse...

Oi!
Ainda te lembras de quanto tempo demoras-te de Cracóvia para Auschwitz e quanto tempo 'perdeste' por lá? Um dia inteiro?

Obrigado.

mafalda disse...

OI =)

Deixa-me só que te corrija em relação às pintas... lol

Apenas a letra "z" do alfabeto polaco tem uma pinta, o resto são acentos e uma cedilha na letra "a" e "e"...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabeto_polaco

mafalda disse...

OI =)

Deixa-me só que te corrija em relação às pintas... lol

Apenas a letra "z" do alfabeto polaco tem uma pinta, o resto são acentos e uma cedilha na letra "a" e "e"...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabeto_polaco