terça-feira, 1 de julho de 2008

Liubliana e o lago Bled

Este fim de semana fiz uma das minhas últimas viagens. Há uns tempos o Pedro tinha falado em irmos a Liubliana mas eu e a Cátia dissemos que se Portugal fosse á final do Euro iriamos ver o jogo a Viena, infelizmente como o sonho morreu cedo lá tratamos das coisas para irmos 3 diazinhos a Liubliana. Partimos sexta de madrugada,eu,o Pedro, a Cátia e a Rossana (a nova aquisição C12 aqui em Budapeste) e depois de 7h de viagem lá chegámos a Liubliana. Depois de instalados fomos visitar a cidade que apesar de bastante pequena é muito engraçada,especialmente a zona do rio, cheia de esplanadas,restaurantes,bares...Decidimos que no dia seguinte iriamos ao lago Bled,no norte da Eslovénia, e como a je se esqueceu do bikini ainda andámos a passear plas lojas para encontrar um. Estava um calor infernal naquela cidade quando de repente começa uma tempestade tropical quando faltavam uns 2 minutos para chegar ao hostel, posso dizer que nunca tomei um banho tão rápido. Á noite um jantarzinho "típico", uma paragem num dos bares ao longo do rio e depois um saltinho a uma disco chamada Tramontana que fica na penthouse de um "arranha-céus" e donde se pode ver toda a cidade e onde estava a passar música dos Balcãs.

No dia seguinte depois de mais uma pequena volta enquanto esperávamos pla Rikka (uma amiga finlandesa que se juntou a nós) lá apanhámos o autocarro para Bled, 1h3o até ao paraíso. Que sítio magnífico! O lago fica no meio das montanhas, tem uma ilha muito pequenina com uma igreja no meio,a cor e a temperatura da água são óptimas, a vila é pequena e acolhedora e a paisagem é indescritivel. Foi óptimo já para não falar na alegria que foi dar um mergulho sem ser numa piscina, ok não era o mar mas estava no meio da natureza.

Alugámos um barco e o homem da casa lá remou até levar as meninas a bom porto, enquanto eu só gritava com medo que o barco se virasse. Parámos na ilha e splashhhhh, 1º mergulho!!! Que felicidade, nadar, mergulhar, dar cambalhotas...1 voltinha á ilha que se dá em 10 minutos e estender ao sol, finalmente algum bronze! Que bem que me soube adormecer ao sol entre um mergulho e outro. Voltando á costa altura para um gelado, ver uma competição de High Diving e experimentar descer uma colina a "alta velocidade" (ok eram 40km/h mas foi brutal) num carrinho minúsculo! De volta a Liubliana hora de jantar,nem pude acreditar na felicidade: Lulas!!! Mergulhos no lago e lulas no mesmo dia foi bom de mais! Ficar a beber na rua e depois ir a uma disco chamada Bacus, não estava nada de especial mas ainda nos divertimos.


Último dia,dormir até tarde, dar mais uma voltinha pela cidade á procura de souvenirs, sentar numa esplanada a beber um sumo de laranja e já são horas de voltar. Desta vez só eu,a Cátia e a Rossana já que os outros seguiram para outras paragens.
Chegámos a Budapeste ainda a tempo de ver a 2ª parte da final do Euro, não teve grande emoção, não vimos nenhum golo mas ao menos a Espanha ganhou!!!Viva España!!! Pena que os meus meninos espanhóis já não andam por cá para fazermos a festa...

Foi um fim de semana que valeu mesmo a pena, passear, descontrair, esquecer, ver, experimentar e ganhar energias para mais 1 mês aqui.

Sem comentários: