sexta-feira, 16 de maio de 2008

From Budapest to Bucarest

From Budapest to Bucarest


A viagem:

Eu e o Xico, 10h num comboio, um compartimento com 2 senhoras romenas uma das quais roncava que nem um tractor. Xico a passar-se com o tractor, Catarina a dormir ferrada que nem uma pedra. Budapeste 23h35 - Brasov 11h30.

Brasov:

Chegados a Brasov a 1ª coisa que fizémos foi apanhar um autocarro para ir a Bran ver o Castelo do Drácula.

Bran e o Castelo do Drácula:

Em poucas palavras: não vale a pena! É o castelo mais pequeno e mais simples que já vi na minha vida,não tem nada de especial para ver quer por dentro quer por fora e não tem qualquer alusão ao Drácula já que este nunca lá viveu e apenas se suspeita que tenha passado lá umas noites. Não sei porque resolvem dizer que aquele é o castelo do Drácula se as únicas coisas que vi sobre ele estavam na feira em frente ao castelo.

De volta a Brasov:

Brasov sim vale a pena,é uma cidade pequena que está vista em menos de um dia mas é realmente bonita,pelo menos a parte central, com casas estilo alemão em várias cores, uma praça central cheia de vida e esplanadas por todo o lado a convidarem a um geladinho. Infelizmente o tempo era pouco e estava na hora de apanhar o comboio para...

Bucareste:

Instalados no castelo das rainhas romenas foi hora de sair para jantar,fomos ao Carnívoro para um rodízio brasileiro que dos 2 teve pouco de qualquer forma foi muito divertido ver a Diana quase a ter um ataque com a comida e eu e a Luísa a refilarmos com o Dj. Noite: Suburbia = gente um pouco estranha, drum n'bass e shots de vodka seguida de Expirat = montes de gente, som fixe, dançar até ás tantas!


Sábado dia de passeio, digo que Bucareste é uma cidade de contrastes, tal como vimos bairros e prédios muito bonitos ao estilo francês,parques lindos para passear, vimos também blocos de cimento quase destruídos ao estilo comunista,ruas cheias de buracos e cabos por todos os lados.

Almoço no La Mamma que muito me agradou e continuação de passeio. Jantar num restaurante que não recordo o nome mas que era muito giro (boa escolha Gi),no restaurante conhecemos o Pedro que está a trabalhar em Bucareste,rapaz simpático e com muita paciência para me aturar (a mim e ao meu ego!lo0ol). Depois fomos ao Terminus, boa música,não muita gente (o suficiente),muita dança,muuuuita bebida e uma pequena referência ao facto de termos conhecido o Woody Harrelson e o Josh Hartnett e ainda o nosso novo amigo David,que ainda espero que me faça uma visita a Budapeste ou então que nos encontremos por terras algarvias =) Tive obviamente que arrastar o gang para o Bamboo,não ia eu sair de Bucareste sem conhecer o tão falado Bamboo! Quando lá chegámos já estava quase vazio mas ainda deu pa curtir, alto espaço e boa música,muito fixe, tanto que eu,o Rudi,a Diana e o Pedro só saímos de lá já o sol ia alto e quando tiveram de nos expulsar. Domingo depois de muito dormir fomos dar uma volta a um dos parques da cidade, que não sei o nome,e almoçámos/jantámos no Hard Rock Café. Havia ainda tempo para um concerto de Jazz e no Art Jazz Club. Segunda como era o último dia ainda andámos com a Gisela a passear mais um pouco e fomos almoçar ao Caru Cu Bere, um restaurante bem típico onde também comemos muito bem, depois de umas voltas e uma chuva torrencial que nos obrigou a entrar num café (e a comer um tiramisu de frutos silvestres,lo0ol) eram horas de ir para casa para não nos atrasarmos para o comboio.

O regresso:

Comboio ás 18h50 -> vagão restaurante das 19h30 ás 24h a beber imperiais = bela noite de sono, desta vez sem tractor mas com muito calor. Chegada a Budapeste ás 7h30,chegada ao escritório ás 8h30,pronta para mais uma semana de trabalho.

Vejam o vídeo para mais pormenores sobre esta aventura na Roménia

A visita do Bruno e do Zeca

Muito resumidamente foi banhos ao final da tarde, foi Szimpla e shots de Palinka, foi apanhar sol em Heroe's Square, foi correr Peste a pé, foi festa num barco no Danúbio com direito a nódoas negras, bezanas, dança, barracada e coisas que tal, foi torrar na ilha Margarida ao final da tarde, foi Morrisons ainda antes de partir para a Roménia. Tudo isto entre uma viagem a Cracóvia e uma viagem á Roménia...de loucos...
Infelizmente eu não tenho fotos para mais tarde recordar mas o Bruno tem e quando as puser na net logo podem ver =)
Meninos espero que tenham gostado,eu gostei! Voltem sempre =)

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Cracóvia tem muita pinta!

Uma das 1000 igrejas

Main Square
Este fim de semana aproveitando o facto de ser fim de semana prolongado,eu a Cátia e o Pedro resolvemos ir a Cracóvia. A viagem foram 10h de comboio durante a noite que se passaram razoávelmente já que fomos num compartimento com camas e deu para dormirmos. Chegados a Cracóvia ás 06h30 da manhã fomos por as coisas ao hostel e depois passear,o problema é que além de serem 06h30 da manhã era feriado por isso normal que muita coisa estivesse fexada.
Parques da cidade
Assim aproveitámos para andar perdidos por Cracóvia,fartámo-nos de andar,fomos até ao rio,vimos montes de igrejas (Cracóvia tem igrejas que nunca mais acabam),
Wawel Castel
o Castelo e depois a Catedral que vimos mesmo á mitras sem pagar, típico dos tugas, já que nos colámos a um grupo de turistas (a fase de mitra não iria acabar aqui...).
Wawel Hill
Antes do jantar hora de fazer o check in no hostel (sim que as 6h30 da manhã não dava). Tenho a dizer que o hostel foi uma surpresa, adorei e aconselho a toda a gente que for a Cracóvia a ficar no Mosquito Hostel, abriu do dia 25 de Abril por isso tava tudo novinho,super limpo,as camas um espetáculo,mega barato e ainda com pequeno almoço incluido, espetáculo,assim até dá gosto!O pessoal do hostel ainda nos aconselhou uns restaurantes baratuxos e fomos a um ali perto onde comemos o melhor creme de cogumelos da minha vida,fiquei fã (pena não me lembrar do nome mas se ficarem naquele hostel eles aconselham esse de certeza). Infelizmente a noite foi curta,depois da passagem por um bar tavamos todos a morrer e acabámos por ir dormir.
Mosquito Hostel

O dia seguinte foi dia de ir visitar o campo de concentração de Auschwitz e Birkenau, esta foi uma das principais razões para ter ido a Cracóvia e apesar de não me ter desiludido não me chocou muito, realmente custa ver aquilo,ouvir o que ali se passou e pensar que foi só á 63 anos no entanto a quantidade de turistas tira um pouco a carga emocional que tudo aquilo possa ter. De qualquer forma é uma parte da história que deve ser vista e aconselho quem puder a visitar. "The ones who don't remember history are bound to live trough it again".
Entrada do campo de Auschwitz

Campo de concentração de Birkenau

Voltando a Cracóvia foi altura de mais um jantarzinho baratuxo (a cidade é fixe por isto,dá pa se comer mesmo bem e por muito pouco) e depois hora de procurar um barzinho, como até há bastantes bares entrámos num qualquer que não me lembro o nome onde a música até era aceitável,os shots de tequilla custavam menos de 1€ e o pessoal era porreiro,uns cotas ainda nos ofereceram 2 rodadas de shots e o barman depois de um beijinho repenicado nas bochechas gordinhas tb nós ofereceu 2 rodadas de tequilla (o coitado do homem nem sabia onde se meter de tão vermelho que tava). Por último uma passagem no CIEN Klub,uma das discos mais agitadas lá da zona,segundo nos disseram e realmente valeu a pena.


Wawel Castel visto da Torre da St.Mary's Basilica

Último dia altura de subir á torre da St. Mary's Basilica para uma vista espetacular sobre a cidade e onde desde á 600 anos para cá é tocada uma corneta a todas as horas para os 4 cantos do mundo em honra do vigia que morreu ao tocar a trompeta para avisar a cidade da invasão dos mongóis.
Town Hall Tower
Mais um passeio pelo castelo para ver a gruta do Dragão (que não passa de uma gruta normal) ,depois o bairro Judeu, mais umas igrejas e o mercado central, mais um jantar num restaurante muito típico e muito barato e depois são horas de voltar para Budapeste, mais 10h de viagem de comboio numa carruagem com mais 3 pessoa (total de 6 pessoas) mas que devido ao cançaso até se passou bem pois vim sempre a dormir. No final valeu muito a pena, adorei mesmo Cracóvia,a cidade pequena mas bonita, os restaurantes bons mas baratos, as pessoas simpáticas e um hostel 5 estrelas tornaram este fim de semana num espatáculo.

Cloth Hall

Sítios a visitar em Cracóvia:

  • Castelo
  • Catedral
  • St.Mary's Basilica
  • Town Hall Tower
  • Main Square
  • Cloth Hall
  • Kazimierz (bairro judeu)
  • Auschwitz e Bikernau
  • As dezenas de igrejas espalhadas pela cidade.

Main Square

Estátua em Main Square

P.S - Para não me chamarem de bimba o nome do post tem a ver com o facto de que na Polónia as letras têm pintas (em vez dos acentos),tipo o Z,o A, o N têm pinta,daí a "piada" que Cracóvia tem muita pinta.