segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

A primeira visita C11 em Budapeste

Este fim de semana foi fim de semana de ter a 1ª visita do C11 cá em casa,o Rui veio de autocarro da Rep Checa e chegou perto da meia noite, foi deixar as coisas em casa e sair para um irish pub aqui perto de casa, depois do irish pub foi só atravesar a rua e ir para o Cha Cha Cha (devo salientar que a musica que se ouve nesta discoteca nada tem a ver com o nome da mesma) onde estivémos a dançar e a ouvir um grande som até as 5h30. No dia seguinte,independentemente da hora a que nos deitámos,ás 10h já estávamos a pé, Budapeste tem imenso para ver e não se pode desperdiçar tempo! Começámos pela Heroes Square onde se podem ver as estátuas dos antigos heróis da Hungria.


Seguimos por aquela entrada para o parque onde descobrimos que havia uma feira de uns animais típicos aqui da Hungria, estilo a nossa ovibeja, e adorava mostrar uma foto dos ditos cujos animais mas não tenho nem encontro nenhuma mas imaginem um javali com pelo de ovelha,muito engraçados! Vimos os 2 palácios que se encontram no parque a muito custo por entre a multidão que estava na feira .









Depois de um copo de vinho quente fui mostrar ao Rui as famosas termas de Széchenyi mas como esta cidade (in)felizmente tem imensas coisas para ver não deu para um momento de relax na água quentinha (ficará para a próxima). Metemo-nos no metro e seguimos para ir ver a Ópera, o edíficio por fora é bonito mas não tem nada de especial agora por dentro é bem mais giro,pena que só podemos ver mesmo a entrada,para se ver o resto do edificio tem de se comprar bilhete e para isso mais vale ir um dia ver mesmo a Ópera e aproveitar para ver por dentro.


Continuando pela Andrassy fomos dar á Basílica de Szent István (em tuga: Santo Estevão) onde nunca tinha entrado e como belos tugas mesmo não se podendo fomos tirar umas fotos por dentro.



Seguindo em frente fomos dar ao rio e depararmo-nos com uma vista fantástica para o castelo e as pontes de Budapeste.















Como ja era tarde e a fome apertava fomos a uma das ruas mais conhecidas de Budapeste, a Váci utca para comer qualquer coisa, o Xico,depois do seu sono de beleza de 12h resolveu juntar-se a nós no Mc Donalds e continuámos o nosso passeio para o outro lado do rio para ver o parlamento e tirar estas maravilhosas fotos















Já rotos e cansados voltámos para Peste só para ver a Sinagoga,que pelo que sei é uma das maiores da Europa e como também já tinha escurecido fomos a um bar que o Xico conhecia só para beber qq coisa,távamos tão cansados que o Rui até adormeceu no sofá e eu também estive lá perto. Combinámos ir jantar e pensávamos nós que seria apenas jantar,beber um copo e voltar para casa mas o Sr.Xico que estava fresco que nem uma alface tinha outros planos. Andámos á procura de restaurantes,encontrámos um porreirinho e lá ficámos, bebemos umas cervejas e resolvemos ir mostrar ao Rui o Szimpla que é um dos bares mais conhecidos de Budapeste. Tudo corria calmamente quando o Xico resolveu pedir uns shots de Palinka. A partir daí já se sabe que foi a desgraça, antes távamos todos a morrer, depois ficámos cheios de pica. Quando o Rui foi ao bar conheceu 2 raparigas portuguesas que estão cá a fazer erasmus: a Cristina e a Maria João que se juntaram a nós,mais umas cervejas mais uns shots de Palinka e a ideia de ir para casa morreu ali....


O Xico (sim porque a culpa foi toda do Xico) conhecia um bar discoteca ali perto que passava música dos anos 80 e que tinha as bebidas baratas e então lá fomos,os 3 mais as 2 meninas. Mais uma noite a chegar a casa as 5h30 mais um dia a acordar as 11h.
Domingo foi dia de ver o outro lado do rio, Buda. O problema em Buda é que não há metro,há menos trams e autocarros e é tudo a subir!Apanhámos o tram até ao hotel Géllert e começámos a subir a colina para ver a cidadela que não é mais que uma fortaleza militar contruida no tempo da guerra,não é muito bonita excepto a vista que dá para ver toda a cidade.














Por último subimos ao palácio onde infelizmente não se pode entrar visto ser a casa do primeiro ministro da Hungria mas deu para ver a vista para o lado de Peste e depois fomos ver a igreja de S.Mathyas e o Bastião dos Pescadores.






















Por fim quando o Rui se foi embora eu estava mesmo de rastos,fui para casa e ás 17h cai na cama,mesmo assim passado uma semana ainda não estou totalmente recuperada,tenho de ver se descanso que no próximo fim de semana tenho cá o Simão e ai é que tou mesmo a ver que não vou dormir nada!!! Este estágio está a dar cabo de mim! Mas ao menos tem sido lindo =)

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Londão, Simão, diversão e tudo + acabado em ão (lo0ol)

Agora que o trabalho já acalmou tá na altura de escrever sobre o nosso fim de semana de loucura em Londres! Eu já lá tinha estado há uns anos e por acaso não tinha gostado muito mas desta vez foi diferente!Eu, a Guida e o Tiago acampámos em casa (ou melhor no quarto) do Simão e não estendo a conversa sobre tópicos de rambóia na cama que isto não é Madrid (lo0o0ol).
Cheguei na sexta já bem tarde e ia tendo um ataque quando tento ligar ao Simão e oiço "the number you have dialled is incorrect, please try again", eu já a ver que ia ficar na rua a morrer ao frio,sim porque lá estava bem mais frio que em Budapeste!!! Heis senão quando o Simão,que já estava semi bêbado já que começou a beber com o James enquanto esperavam por mim resolveu ligar me e assim foi-me buscar. Como já era tarde foi só deixar as coisas em casa e sair, destino: Turnmills. Como dizem os espanhóis una disco de puta madre! Aquilo era enorme! Um labirinto que quase me perdia lá dentro,imensa gente e um som espetacular! Adorei =)


Saímos de lá prai ás 6h,quase de rastos,só não foi pior porque as bebidas lá são caras como o td mas eu também estava bué cansada! Mas a viagem de táxi pa casa foi de chorar a rir, o Simão a discutir com o táxista com um sotaque jamaicano qual era a melhor equipa de futebol. "Benfica is the real team!" O vídeo tá muito bom mas a Guida tem um ainda mais completo

Sábado de manhã fomos ver um dos maiores mercados de Londres: Camden Market, aquilo é surreal, 1º é gigantesco, 2º tem lojas de tudo e mais alguma coisa e 3º e mais importante de tudo é uma mistura de gente estranha que nunca mais acabada,fiquei fascinada,era algo que não tinha visto da 1ª vez e curti bué. Fomos a uma loja chamada Cyberdog que tem imensa roupa tipo do espaço, coisas fluorescentes, de boracha,de esponja de plástico, tudo do mais crazy para os amantes do trance psicadélico, infelizmente tudo muito caro para a carteira de qq tuga.


Á tarde fomos mudar de ares e ver um mercado chique, 1º andámos em Nothing Hill á procura da casa da porta azul do filme, que não fica em Nothing Hill e então seguimos para Portobello road para ver o mercado, este muito mais chique, casinhas bonitas cheias de cores, antiguidades e tudo muito british style.



Por último foi altura de gastar "uns trocos" e ir a Oxford street ver umas lojinhas,só as mais baratuxas e comprar umas camisolitas pó frio.O Brito juntou-se a nós e para jantar juntámo-nos a mais uns tugas que andam por lá e fomos jantar ao D.Teodoro (restaurante tuga claro) onde estava a dar o Benfica (que desgraça!)






A noite continuou numa discoteca bastante diferente da da noite anterior, fomos ao Oneaon,um sitio mais chique,musica mais comercial mas claro que acabámos por ir parar ao piso de cima onde já se ouvi música a sério. Infelizmente a discoteca fechou ás 3h da manhã e acabámos por ir para casa de autocarro, a certa altura adormcecemos os 4 e a sorte foi o Simão ter acordado no momento exacto em que chegámos á nossa paragem senão tinhamos andado o resto da noite ás voltas de autocarro por Londres!


Domingo foi o dia de tirar as fotos da praxe, ao menos para poder mostrar á família e aos amigos que realmente estive em londres! Primeiro fomos almoçar a China town porque o Tiago estava com desejos de noodles desde a noite anterior, China town já estava toda decorada para as comemorações do ano novo chinês.





Fomos ao Big Ben pá bela da foto e do Big Ben seguimos por St James Park até ao Buckingam palace para tirar a foto da praxe claro



Por último fomos desde London Brigde até á Tower Bridge para as últimas fotos e plo caminho parámos para matar o desejo de crepes!

Claro que com tanto passeio quase não chegava a tempo ao aeroporto e quase perdia o vôo,graças a deus tive sorte e agora estou de volta a Budapeste,cansada,cheia de trabalho mas contente e preparada para um fim de semana em grande para fazer de guia ás minhas visitas, depois conto como correu!